De início, aparentemente uma mudança, em meados um desabafo e por "fim" um alívio ...

... Uma inspiração repentina movida pelo som de um instrumental desencadeia calma num momento que têm sua importância pela simples impulsão de quietude e tranquilidade.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Devo ajudar?


Meio ambiente é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente os seres que nesse ambiente vivem. Muitos não entendem ou não se preocupam com a importância da preservação do meio, resultado disso são as catástrofes ambientais.Surge então a necessidade de investimento.Além da educação informal, as escolas adotam uma educação ambiental que se propõe a atingir diversas classes e idades através de propostas pedagógicas para tentar incutir no educando uma visão do meio-ambiente como lar que precisa ser preservado.
Durante anos, o homem vem transformando o meio “florestal” em ruas, casas, cidades alterando assim a natureza. Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. Um exemplo de degradação seria o excesso de sujeira que funciona como um escudo para a luz do sol afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico, a poluição química das indústrias que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios sem qualquer processo de filtragem; agridem a estrutura natural do planeta acarretando um futuro para a vida na terra.
Mas seria necessário eliminar a industrialização?
Por isso o consumo é algo muito importante e que provoca diversos impactos. Suprindo a necessidade individual, com o consumo consciente, conseguimos ajudar na mudança de um quadro de eminentemente desastroso para a vida no planeta.
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia. Uso ou descarte de produtos ou serviços e outros meios, fatalmente irão gerar uma reflexão e tal reflexão pelos consumidores deverá gerar uma cadeia de estímulos que irá contagiar positivamente as empresas e seus funcionários, sua família, colegas e amigos que, diante do exemplo, serão impelidos a refletir sobre os seus próprios atos de consumo. Devemos consumir solidariamente, buscar os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente, preservação ao nosso lar.
A consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Ainda hoje, falar de desenvolvimento sustentável parece distante a realidade, assunto que é de muita relevância. Tudo o que cerca essa temática está na ordem do dia, movimentos como o Fórum Social Mundial, trazem a descentralização como novidade voltada para o desenvolvimento de estratégias junto às comunidades da capital e do interior do Estado, visando o consumo sustentável. Para a formação de consumidores conscientes, Socorro Gonçalves diz que, além de ter essa percepção mais clarificada, a estratégia de mudança passa pelo processo educativo, pois é uma ferramenta poderosa, capaz de gerar um senso crítico e ampliar a visão para que novas escolhas sejam estabelecidas, forma abrangente de educação que se propõe atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo permanente numa tentativa de incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e mudar o comportamento do homem em relação à natureza.
O objetivo é aprender escolher com consciência!

2 comentários: